Recursivamente procurar e substituir uma palavra em vários arquivos

porplague70

Recursivamente procurar e substituir uma palavra em vários arquivos

O sistema operacional Linux oferece várias ferramentas para gerenciamento e edição de arquivos, neste artigo mostram como usar alguns comandos para substituir uma ou mais palavras em um arquivo de texto. Um comando bastante útil quando você precisa substituir uma ou mais palavras em alguns arquivos é este:

sed -i 's/parola1/parola2/g' *.txt

desta forma será substituído por word1 word2em todos os arquivos de texto no diretório atual.

Mas se tivéssemos que fazer isso também substituir os arquivos em algumas pastas, então sob o comando torna-se:

find ./ -type f -exec sed -i 's/parola1/parola2/g' '{}' \;

neste caso, eu fiz sem o filtro do tipo de arquivo .txt e depois serão levados em conta todos os arquivos no diretório atual e seus subdiretórios.

Com o comando find que foi utilizado o “-exec” que permite executar um comando de cada vez que um arquivo é encontrado, que respeite as regras estabelecidas para a pesquisa. No caso anterior, a pesquisa inclui todos os elementos de “file” tipo e excluir os diretórios.
Tudo está coberto por “-exec” é o comando a ser executado e seus parâmetros, para o caractere “;” indicando o final da cadeia de comando.
Outro elemento-chave é o símbolo “{}“Indica que o nome real do arquivo e descobriu que, desta forma ser usado como um parâmetro do comando que deseja executar. No comando anterior chaves” {} “foram listadas e no final de comando é precedido de uma barra “\” para proteger esses símbolos de ‘expansão shell.
O comando é executado no diretório de partida, então se o comando digitado necessita de uma saída deve ser levado em conta.

Conselho a buscar em primeiro lugar a palavra, só para ver o que será encontrado e substituído:

find ./ -type f -exec grep -r "parola1" '{}' \;

Ou você pode usar o comando:

find ./ -type f -print0 | xargs -0 grep "parola1"

desta forma irá exibir todas as linhas que contêm a string.

Em particular, a directiva tem sido usado “-print0” que permite a saída do nome completo terminada por um caractere nulo. Desta forma, o string produzida pode ser interpretado corretamente pelo programa a seguir.
Na verdade, a saída do findestá conectada com um tubo para xargs comando cujo parâmetro “-0” indica que os nomes dos arquivos recebidos como um fim de entrada com um caractere nulo.

O comando “xargs” é responsável por receber os nomes dos arquivos e executar o comando ” grep “, que por sua vez usa os parâmetros passados ​​para xargs.

Se você só quer ver exibido o nome do arquivo que a contém, o comando é:

find ./ -type f -print0 | xargs -0 grep -l "parola1"

O parâmetro “-l” indica que temos como saída uma lista de nomes de arquivos, mas não as linhas, foram encontrados nos jogos.

Faço notar que em todos os comandos listados tem sido sugerido que a pesquisa para acontecer no diretório atual e todos os seus sub-diretórios, mas se quisermos olhar para qualquer diretório que você deve inserir o caminho (relativo ou absoluto):

find /home/user/ -type f | xargs grep -l "parola1"

Finalmente, se não fosse necessário o uso de parâmetros complexos para a busca de arquivos e deseja apenas pesquisa recursivamente uma palavra ou frase dentro dos arquivos em subdiretórios múltiplas, muito mais simples basta usar o comando grep com o “-r ”

grep “this text” *.php -rDesta forma ele vai olhar para a string “este texto” em todos os arquivos. “Php” no diretório atual e todos os seus subdiretórios.

Sobre o Autor

plague70 administrator

Deixe uma resposta