Atualizando pfSense® 2.5 com E2Guardian

porplague70

Atualizando pfSense® 2.5 com E2Guardian

Com o lançamento oficial do pfSense® 2.5 CE, volta a tona as boas práticas na hora de fazer upgrade da plataforma e, em especial, dos pacotes extras como o E2GuardianSargWPAD, etc.. que são adicionados via repositórios extras (ou não oficiais).

Se você utiliza no seu servidor pfSense® os pacotes mencionados aqui, graças ao trabalho fantástico do amigo Marcello Coutinho que portou e mantém os respectivos pacotes de forma voluntária, há uma ORDEM CRONOLÓGICA IDEAL para realizar o upgrade do pfSense® 2.5 e continuar usando as ferramentas.

Aqui estamos supondo que você está utilizando o E2Guardian, por exemplo, num servidor pfSense® 2.4.5-p1 (última versão estável antes da 2.5) e agora deseja fazer upgrade para o pfSense® 2.5:

  1. Execute sempre um backup full de todas as configurações antes de qualquer coisa;
  2. Desinstale todos os pacotes (tanto oficiais quanto extras);
  3. Remova os repositórios extras do pfSense®:
    • rm -f /usr/local/etc/pkg/repos/wmi.conf
    • rm -f /usr/local/etc/pkg/repos/Unofficial.conf
  4. Proceda com a atualização do pfSense® para a última versão estável (neste momento pfSense® 2.5 CE);
  5. Com o pacote System Patches instalado, aplique o patch que possibilita habilitar repositórios extras, conforme procedimento documentado aqui ou acesse diretamente o patch no Github;
  6. Reinstale o Repositório Extra;
  7. Reinstale os pacotes (oficiais e extras).

Instalando Repositórios Extras no pfSense® 2.5

Para habilitar o repositório mantido pelo Marcello com os pacotes open-sources (E2Guardian e afins) no pfSense® 2.5, basta executar na aba Diagnostics -> Command Prompt:

fetch -q -o /usr/local/etc/pkg/repos/Unofficial.conf https://raw.githubusercontent.com/marcelloc/Unofficial-pfSense-packages/master/Unofficial_25.conf

Nota: Sem entrar no mérito da discussão ‘filosófica’, os pacotes extra-oficiais (como o nome sugere) não são suportados oficialmente pelo core team do pfSense®. O seu desenvolvimento, manutenção e suporte ficam por conta da comunidade que os cercam – já que são todos softwares livres com o código-fonte disponível.

Qualquer pessoa ou empresa é livre para usá-los ou mesmo adaptá-los a suas necessidades. 😉

https://conexti.com.br/fw/docs/html/ngrules/instalando_ativando_ngrules/

Sobre o Autor

plague70 administrator

Deixe uma resposta