Com o lançamento oficial do pfSense® 2.5 CE, volta a tona as boas práticas na hora de fazer upgrade da plataforma e, em especial, dos pacotes extras como o E2Guardian, Sarg, WPAD, etc.. que são adicionados via repositórios extras (ou não oficiais).
Se você utiliza no seu servidor pfSense® os pacotes mencionados aqui, graças ao trabalho fantástico do amigo Marcello Coutinho que portou e mantém os respectivos pacotes de forma voluntária, há uma ORDEM CRONOLÓGICA IDEAL para realizar o upgrade do pfSense® 2.5 e continuar usando as ferramentas.
Aqui estamos supondo que você está utilizando o E2Guardian, por exemplo, num servidor pfSense® 2.4.5-p1 (última versão estável antes da 2.5) e agora deseja fazer upgrade para o pfSense® 2.5:
- Execute sempre um backup full de todas as configurações antes de qualquer coisa;
- Desinstale todos os pacotes (tanto oficiais quanto extras);
- Remova os repositórios extras do pfSense®:
- rm -f /usr/local/etc/pkg/repos/wmi.conf
- rm -f /usr/local/etc/pkg/repos/Unofficial.conf
- Proceda com a atualização do pfSense® para a última versão estável (neste momento pfSense® 2.5 CE);
- Com o pacote System Patches instalado, aplique o patch que possibilita habilitar repositórios extras, conforme procedimento documentado aqui ou acesse diretamente o patch no Github;
- Reinstale o Repositório Extra;
- Reinstale os pacotes (oficiais e extras).
Instalando Repositórios Extras no pfSense® 2.5
Para habilitar o repositório mantido pelo Marcello com os pacotes open-sources (E2Guardian e afins) no pfSense® 2.5, basta executar na aba Diagnostics -> Command Prompt:
fetch -q -o /usr/local/etc/pkg/repos/Unofficial.conf https://raw.githubusercontent.com/marcelloc/Unofficial-pfSense-packages/master/Unofficial_25.conf
Nota: Sem entrar no mérito da discussão ‘filosófica’, os pacotes extra-oficiais (como o nome sugere) não são suportados oficialmente pelo core team do pfSense®. O seu desenvolvimento, manutenção e suporte ficam por conta da comunidade que os cercam – já que são todos softwares livres com o código-fonte disponível.
Qualquer pessoa ou empresa é livre para usá-los ou mesmo adaptá-los a suas necessidades. 😉
Sobre o Autor